Dificuldades

Apesar de ser bastante conhecido Héracles não é um deus muito cultuado no meio pagão/reconstrucionista.
Conhecido por suas obras, sua coragem e força, o filho de Zeus não se destaca no hall da fama dos deuses no paganismo/reconstrucionismo brasileiro. Vemos deuses como Hécate, Afrodite, Ares, Zeus, Poseidon e outros, sendo primeiramente lembrados e poucos se lembram do grande deus salva-cidades.
Confesso que um tempo eu me senti meio mal de cultuar um deus que não era bem conhecido como cultuado. E até conversei em parar, até que em meditação ele veio conversar comigo.
"Eu desci ao submundo para pegar o Cerbero, eu fui inteligente o suficiente para criar soluções aos problemas que me foram impostos, eu sou forte e protetor. Então o que você precisa que eu não possa te dar?"
Parece até um caso de amor, não é?
Mas não é esse entrosamento que buscamos com os deuses?
Não é essa sensação de ser querido por eles?
Conquistar não só os favores, mas a amizade, a ponto de ser protegido de algo que você nem sabia que estava sendo protegido.
Independente do meio, nós temos que fazer aquilo que nosso coração deseja.
E Héracles, você é o senhor da minha adoração.

Héracles - Deus da Musculação

Ginásio(do latim gymnasium), na Antiga Grécia era o local onde jovens recebiam treinamento para participar de competições e jogos públicos. Se compararmos, apesar das diferenças sociais e de épocas, a academia lembra esse ginásio. Nos antigos ginásios tinha vestiários, banheiros, salas de treinamento, áreas especifícas para cada atividade e etc... E as pessoas, os jovens, iam para treinar. Entre os deuses existe uma categoria voltada ao ginásio, que nós podemos chamar para nos auOriginariamente os ginásios eram instituições públicas, onde apenas atletas masculinos na idade de 18 anos recebiam treinamento para as competições em jogos públicos.xiliar(a não desistir, pois pessoas como eu mal começam e já pensam em desistir ' kkk) a continuar nessa prática. São os THEOI GYMNASTIKOI, deuses do ginásios, dos atletas e dos jogos. * Hermes, Os dióscuros, estão entre esses deuses, e Nike(A vitória) e Agon(A competição) estão entre os Daemones que acompanham essas pessoas(Agon é minha parceria de viiiiida). Eros também é citado, além de ser um deus de aparência jovem também é o deus da camaradagem. **Héracles, como deus da força, e também um herói pode ser chamado na hora da musculação e você pode consagrar essa atividade em honra a esse Deus. 

Então antes de começar os fazendo a seguinte oração:
Héracles de mãos forte e magna força.
Bravo titã do braço forte.
Teus valentes feitos por todos é conhecido,
Sê favorável ao meu apelo
Que não me falte força e coragem, é o que peço.


*https://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1sio_(Gr%C3%A9cia_Antiga)
**http://www.theoi.com/greek-mythology/olympian-gods.html


De Alcídes para Héracles

Ao crescer, Alcídes cada vez mais sobressaiu-se pela enorme força e coragem. Sua primeira façanha heroica deu-se quando se dirigiu à Beócia, região próxima de Tebas, onde perseguiu e matou apenas com as mãos um enorme leão que devorava os rebanhos de Anfitrião e de Téspio, na região de Citerão. A caçada durou cinquenta dias consecutivos, durante os quais Alcídes foi hóspede de Téspio, que aproveitou para fazer com que toda noite uma das suas cinquenta filhas se unisse ao herói, de maneira a criar uma aguerrida descendência. Muitos dos netos de Téspio, conhecidos como Tespíadas, foram conduzidos por Alcídes até a Sardenha, onde se estabeleceram como colonos.

Alcídes atira seu filho na pira, assistem
a terrível cena, Megara, Alcmena e Mania
Ao regressar a Tebas após esta caçada, Alcídes encontrou os enviados do rei Ergino, de Orcômeno, que vinham recolher um tributo que os tebanos lhe pagavam regularmente. Após derrotá-los e insultá-los, Alcídesobrigou os Mínios de Orcómeno a pagar um tributo duas vezes maior que o que haviam imposto a Tebas. Neste combate, morreu Anfitrião, que lutou corajosamente ao lado do filho.

Por ter livrado a cidade de Tebas do tributo aos Mínios, o rei Creonte, filho de Meneceu, ofereceu a Alcídes sua filha mais velha, a bela Mégara, que lhe deu vários filhos.

Apesar de ter conseguido que Alcídes não assumisse o trono de Micenas, Hera ainda não estava satisfeita e ainda queria vingar-se da traição do seu marido. Ela enviou a Deusa Mania, deusa da insanidade, da loucura, do frenesi enlouquecido para que atacasse a Alcídes.

Induzido pela loucura que a deusa Mania lhe influenciava, Alcídes matou Mégara e seus três filhos.

Quando se deu conta do que havia feito, o herói se isolou, fugindo para o campo e vivendo sozinho. Foi encontrado por seu primo Teseu, e foi convencido a visitar o oráculo em Delfos, para recuperar sua honra. O oráculo lhe contou que, como penitência, Hércules deveria executar uma série de dez tarefas, ou trabalhos, e servir doze anos a Euristeu, e ao final dos trabalhos ele se tornaria imortal.

Euristeu era o homem que ele mais odiava, por haver herdado o seu direito de nascença.

Foi a pitonisa quem primeiro chamou o herói de Héracles. Em grego: Ἡρακλῆς; transl.: Heraklēs, um composto formado por Ἥρα, "Hera", e κλέος, "glória", significando "Glória de Hera", uma tentativa vã de acabar com a raiva da sua madrasta.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9racles
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doze_trabalhos_de_H%C3%A9rcules

O Nascimento de Héracles

Ptérela, era rei do reino de Tafos(filho de Poseidon e Hippotnoe - essa filha de Mestor e Lyside). Ptérela foi o filho e sucessor de Tafos, possuía um cabelo de ouro, presente de Poseidon, que o tornava imortal.
Quando Electrião, reinava em Micenas, os filhos de Ptérela atacaram Micenas, reivindicando-a como sua por causa do seu ancestral, Mestor.
Nessa guerra, morreram quase todos os filhos de Electrião e Ptérela morreram, sobrevivendo apenas Licímnio(filho do primeiro) e Everes(filho do segundo) que tomou conta dos navios.
Alcmene, era filha de Electrião, filho de Perseu e Andrômeda e esposa de Anfitrião. Ela pediu a Anfitrião para se vingar dos filhos de Ptérela e nessa tentativa ele acaba matando o rei Electrião por acidente.
O novo rei, Estênelo, irmão de Electrião e portanto também filho de Perseu e Andrômeda, baniu Anfitrião, Alcmene e Licímnio do reino.
Anfitrião foi para Tebas, onde foi purificado por Creonte, após livrar Tebas de uma raposa, e obteve ajuda dele para entrar em uma expedição contra os teleboans.
Anfitrião e seus aliados, Céfalo, de Thoricus da Ática, Panopeu da Fócida, Heleu, filho de Perseu, Helos da Argólida e Creonte, de Tebas, devastaram as ilhas dos habitantes de Tafos, mas enquanto Ptérela vivesse, não conseguiriam capturar Tafos.
Comaetho, filha de Ptérela, se apaixonou por Anfitrião, e tirou o cabelo de ouro de Ptérela, causando sua morte. Anfitrião matou Comaetho e levou seu corpo para Tebas, distribuindo as ilhas entre Heleu e Céfalo, que fundaram cidades com seus nomes e reinaram nelas.
Durante essa expedição, Zeus, rei dos deuses, assumindo a aparência de Anfitrião, chegou à noite em Tebas e deitou-se com Alcmena, uma noite que ele prolongou para durar o triplo de tempo, contando sobre a expedição. No dia seguinte, Anfitrião chegou e foi recebido com frieza, soube, através de Tirésias, que Zeus havia se aproveitado de sua esposa.
Zeus, ao saber que Alcmene, sua amante, estava grávida, declarou que o próximo filho da casa de Perseu(Alcmene era da casa de Perseu) seria coroado rei de Micenas. Hera, ao saber da sua traição e do seu decreto fez com que Euristeu, filho de Estênelo(atual rei de Micenas na época) e Nicipe, nascesse antes, prematuro de 7 meses, tornando-se rei no lugar do filho de Alcmene.
Alcmena teve dois filhos, Alcídes(Héracles), filho de Zeus, e Íficles, filho de Anfitrião.
Quando Héracles possuía 8 meses de idade, Hera colocou duas serpentes no seu perço, para matá-lo, mas Héracles as destruiu, estrangulando uma em cada mão. Segundo Ferécides, quem fez isso foi Anfitrião para saber qual era seu filho, pois Íficles fugiu enquanto Héracles manteve-se firme.

Bibliografia(Fontes que tem outras fontes - acessadas no dia 03/09/2015 às 10:04):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doze_trabalhos_de_H%C3%A9rcules
https://pt.wikipedia.org/wiki/Euristeu
https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9racles
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pt%C3%A9rela
https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%AAnelo
https://en.wikipedia.org/wiki/Alcmene