O Nascimento de Héracles

Ptérela, era rei do reino de Tafos(filho de Poseidon e Hippotnoe - essa filha de Mestor e Lyside). Ptérela foi o filho e sucessor de Tafos, possuía um cabelo de ouro, presente de Poseidon, que o tornava imortal.
Quando Electrião, reinava em Micenas, os filhos de Ptérela atacaram Micenas, reivindicando-a como sua por causa do seu ancestral, Mestor.
Nessa guerra, morreram quase todos os filhos de Electrião e Ptérela morreram, sobrevivendo apenas Licímnio(filho do primeiro) e Everes(filho do segundo) que tomou conta dos navios.
Alcmene, era filha de Electrião, filho de Perseu e Andrômeda e esposa de Anfitrião. Ela pediu a Anfitrião para se vingar dos filhos de Ptérela e nessa tentativa ele acaba matando o rei Electrião por acidente.
O novo rei, Estênelo, irmão de Electrião e portanto também filho de Perseu e Andrômeda, baniu Anfitrião, Alcmene e Licímnio do reino.
Anfitrião foi para Tebas, onde foi purificado por Creonte, após livrar Tebas de uma raposa, e obteve ajuda dele para entrar em uma expedição contra os teleboans.
Anfitrião e seus aliados, Céfalo, de Thoricus da Ática, Panopeu da Fócida, Heleu, filho de Perseu, Helos da Argólida e Creonte, de Tebas, devastaram as ilhas dos habitantes de Tafos, mas enquanto Ptérela vivesse, não conseguiriam capturar Tafos.
Comaetho, filha de Ptérela, se apaixonou por Anfitrião, e tirou o cabelo de ouro de Ptérela, causando sua morte. Anfitrião matou Comaetho e levou seu corpo para Tebas, distribuindo as ilhas entre Heleu e Céfalo, que fundaram cidades com seus nomes e reinaram nelas.
Durante essa expedição, Zeus, rei dos deuses, assumindo a aparência de Anfitrião, chegou à noite em Tebas e deitou-se com Alcmena, uma noite que ele prolongou para durar o triplo de tempo, contando sobre a expedição. No dia seguinte, Anfitrião chegou e foi recebido com frieza, soube, através de Tirésias, que Zeus havia se aproveitado de sua esposa.
Zeus, ao saber que Alcmene, sua amante, estava grávida, declarou que o próximo filho da casa de Perseu(Alcmene era da casa de Perseu) seria coroado rei de Micenas. Hera, ao saber da sua traição e do seu decreto fez com que Euristeu, filho de Estênelo(atual rei de Micenas na época) e Nicipe, nascesse antes, prematuro de 7 meses, tornando-se rei no lugar do filho de Alcmene.
Alcmena teve dois filhos, Alcídes(Héracles), filho de Zeus, e Íficles, filho de Anfitrião.
Quando Héracles possuía 8 meses de idade, Hera colocou duas serpentes no seu perço, para matá-lo, mas Héracles as destruiu, estrangulando uma em cada mão. Segundo Ferécides, quem fez isso foi Anfitrião para saber qual era seu filho, pois Íficles fugiu enquanto Héracles manteve-se firme.

Bibliografia(Fontes que tem outras fontes - acessadas no dia 03/09/2015 às 10:04):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doze_trabalhos_de_H%C3%A9rcules
https://pt.wikipedia.org/wiki/Euristeu
https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9racles
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pt%C3%A9rela
https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%AAnelo
https://en.wikipedia.org/wiki/Alcmene
Previous
Next Post »
0 Komentar